Com o aumento em gastos básicos, como energia elétrica, as pessoas já estão mudando alguns hábitos e procurando alternativas para reduzir os custos. Diante desse cenário, é importante que o cidadão aprenda, primeiramente, a se planejar e a fazer sempre o uso consciente. Algumas medidas podem ser tomadas para que a conta de luz do próximo mês não seja motivo de susto. Economize mudando 6 hábitos:
- Use o ar condicionado de forma racional
Desligue ao sair do ambiente; mantenha portas e janelas fechadas durante o uso e feche as cortinas e persianas para evitar a entrada de calor.
- Reduza o tempo no chuveiro
Quando não estiver fazendo frio, deixe a chave na posição “verão”. O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consomem energia.
- Troque as lâmpadas incandescentes
A lâmpada incandescente é a que gasta mais energia. Para economizar, o ideal são as lâmpadas fluorescentes e LED, que são mais econômicas e deixam o ambiente iluminado com a mesma intensidade.
- Desligue os aparelhos da tomada
Todo aparelho ligado na tomada está consumindo energia, quer desligado ou em stand by. A única forma de economizar é tirando da tomada.
- Organize a geladeira
Arrume os alimentos para que sejam rapidamente encontrados, de forma a evitar ter que ficar com a porta muito tempo aberta.
- Prefira eletrodomésticos com o Selo Procel
Na hora da compra, prefira eletrodomésticos com o Selo Procel, que indica aos consumidores quais são os modelos que consomem menos energia.